domingo, 16 de agosto de 2009

Mapa conceitual - Primeira Guerra Mundial

Após participar como cursista da introdução da educação digital, faça sua autoavaliação da participação dessa capacitação.

Acho de suma importância à inclusão digital na prática pedagógica, visto que muito de nossos alunos já tem acesso ao computador e a internet. Logo, nós educadores temos que estar acompanhando essa evolução tecnológica para tornar nossas aulas mais produtivas e assim conseguir uma maior atenção dos nossos alunos com aulas diversificadas. Todo aprendizado sempre é muito bem vindo, então posso dizer que aproveitei o máximo o curso e espero que outras oportunidades venham para que possamos nos manter sempre atualizado.

Como o computador contribui para transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica.

Se for utilizado de forma correta, é uma ferramenta essencial para uma Unidade de Ensino, sendo uma ferramenta de pesquisa que contribuiu muito para a formação do conhecimento dos alunos.
Muitos de nossos alunos não tem internet em casa por serem filhos de agricultores que moram em área rural, então, os alunos agendam (previamente) pesquisas extra-classe em horários que a sala esteja desocupada, isso auxilia muito na elaboração de trabalhos. Também cada professor se agenda previamente para utilizar o laboratório no decorrer das aulas, sendo este, auxiliado pelos profissionais que são contratados para dar assistência no laboratório de informática.
Penso que ainda há poucos micros para atender uma demanda muito grande de alunos, mas acredito que isso é um processo um pouco lento e que o primeiro passo nossa escola já alcançou.
Aguardamos mais máquinas, pois sei o quanto nossa escola utiliza o laboratório de informática para complementar as pesquisas.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Reflexão sobre o vídeo "DO SONHO AOS ARES" - Antos Dumont

Desde Santos Dumont até hoje muito já se evoluiu o que para o momento era um grande avanço rapidamente outras a sucederam. Nos tempos passados, o homem lutou para construir um mundo melhor, para que nos dias de hoje termos novas tecnologias, novos produtos que auxiliassem na vida das pessoas, com todas as evoluções que acontecem durante a nossa vida à internet foi muito intensa, onde os recursos foram evoluindo e muitas vezes não conseguimos acompanha-los, portanto essa evolução afeta muito na nossa vida, pois nossos filhos e nossos alunos estão muito mais informados e atualizados. Porem de maneira positiva onde o homem progrediu e a informática também. Cada dia que passa a informática está mais presente na vida pessoal e profissional das pessoas.

Em nossa vida pessoal, precisamos da informática e da tecnologia. Em nosso dia-a-dia estamos ligadas vinte e quatro horas com a tecnologia. Desde o simples acordar, do toque do despertador, até a leitura de um livro no final da noite. A informática também está presente na vida pessoal, como forma de conhecimento, de relacionamento, de desenvolvimento como ser humano, entretenimento, etc.

Na vida profissional, também estamos rodeados de tecnologias e da informática. Observamos que em nossa sociedade ou em qualquer instituição pública ou privada ou em escolas a informática está presente e isso representa um avanço, onde nossas aulas possam se tornar mais atrativas.

Sendo a internet o recurso demonstrado, é impossível não sentir necessidade de utilizá-la e acessa-la, pois ela faz parte da vida, do nosso cotidiano mesmo nas atividades mais corriqueiras.

ANÁLISE DO TEXTO MÍDIA NA EDUCAÇÃO

analisado no módulo sobre rádio e educação percebemos que esta


Com a evolução tecnológica presente em nosso cotidiano muitas vezes não percebemos que o rádio é uma excelente opção quando se quer pensar numa educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educando. No módulo sobre rádio e educação percebemos que esta poderá ser um estimulante recurso no processo de aprendizagem capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento.

Muitos caminhos podem ser percorridos pelos que se propõem a trabalhar a linguagem radiofônica no processo educativo onde os alunos acompanham as aulas pelo rádio tiram suas dúvidas sobre os exercícios, comunicavam-se com a Rádio-Escola por telefone, cartas ou visita aos estúdios da Emissora.

Ha algumas décadas o rádio tem sido veículo a atingir boa parte da população levando informação, conhecimento e auxiliando a comunidade. Em algumas destas é utilizada para transmitir conhecimentos sistematizados onde os alunos-radiouvintes matriculados recebem, antecipadamente, as apostilas das aulas radiofônicas pelo correio ou na própria Rádio. Acompanhavam as aulas pela Rádio-Escola, resolvem as questões que estão na apostila e as remetem pelo correio ou entregam na Rádio. Quando tem dúvidas sobre os exercícios, comunicam-se com a Rádio-Escola por telefone, cartas ou visita aos estúdios da Emissora.

Deste modo, as Educativas são na verdade Rádios Cidadãs e, como tal, devem ser laboratórios de criação de novos formatos radiofônicos, de linguagens inovadoras e celeiro na formação de profissionais compromissados com o exercício da cidadania.

Diante disso:

  • Terão à disposição mais um recurso capaz de exercitar as habilidades comunicativas de toda a comunidade escolar.

  • Poderão liberar a imaginação e encontrar novas formas de desenvolver trabalhos escolares, garantindo visibilidade para o esforço despendido.

  • Conseguirão ser ouvidos pela comunidade, usando um recurso que valoriza a oralidade e possibilita o uso e desenvolvimento da criatividade.

  • Poderão, a partir do rádio, desenvolver projetos de integração de mídias, especialmente pelo uso do computador, tanto no processo de produção quanto de divulgação de seus programas radiofônicos.

  • Poderão iniciar o diálogo com um mundo que se encontra para além dos muros de sua escola.